Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

SEGUNDA ATIVIDADE- DO CURSO

rEFLETIR SOBRE AS PREOCUPAÇÕES E EXPECTATIVAS DO PROFESSOR SOBRE O USO DAS TIC NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E O PAPEL DA ESCOLA NO PANORAMA DESENHADO PEL
A Tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com o paradigma da sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade. O compromisso com as questões educacionais tem sido ampliado, através das várias formas de organização, incluindo aquelas que fazem uso da tecnologia para superar os limites de espaços e tempos, de modo a propiciar que as pessoas de diferentes idades, classes sociais e regiões tenham acesso à informação e possam vivenciar diversas maneiras de representar o conhecimento. Esta amplitude de possibilidades - quando pautada em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo, interdisciplinar e integrador do pensamento racional, estético, ético e humanista - requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia relacional: isto implica criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.
. Nosso papel como educadores é usar a tecnologia como recurso lúdico e contemporâneo, educando assim, crianças, jovens e adultos para viverem com responsabilidade, espírito crítico, autonomia e liberdade em um mundo tecnologicamente desenvolvidoA PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário