Atividade 2 : Salto no Tempo
Aluna: Telma Maria Costa de Almeida
O Passo é um método de Educação Musical criado por Lucas Ciavatta em 1996 e, atualmente, utilizado no Brasil e no Exterior. Segundo Lucas Ciavatta, esta partitura do Bloco de Passo , surgiu quando ele como professor percebeu as dificuldades de aprendizagem de seus alunos. Preocupado com a situação , lhe fez esse desafio, criando o vídeo Bloco do Passo. E percebeu que não poderia ser criada em outra partitura a não ser com o uso da tecnologia. E usou Power Point, por ser um ferramenta que oferecia o recurso de apresentação de slide, onde teria a idéia de como a peça se desenvolveria.Se fosse criada em outra partitura (Tradicional) não teria como deixar claro o espaço, e nesse trabalho ele é fundamental.
Para compreender esta partitura é necessário:Disciplina, criatividade e autonomia, pois quem aprende se apropria não apenas do conhecimento, mas também do processo pelo qual adquiriu o conhecimento.Quem aprende sabe exatamente o que aprendeu
. O Passo surge em resposta ao processo altamente seletivo do acesso à prática musical tanto nos espaços acadêmicos quanto nos espaços populares. Sua maior inspiração veio da riqueza do fazer musical popular brasileiro, principalmente no que diz respeito à relação corpo e música no processo de aquisição do suingue. Baseado num andar específico e orientado por quatro eixos (corpo, representação, grupo e cultura), O Passo introduziu no ensino-aprendizagem de ritmo e som novos conceitos, como posição e espaço musical, e novas ferramentas, como o andar que dá nome ao método, notações orais e corporais e a Partitura do Passo. Por envolver um andar, onde sempre há um deslocamento do eixo do corpo, O Passo trabalha necessariamente o equilíbrio, que traz a noção de regularidade e possibilita o aprendizado da pulsação. A percepção dessa pulsação diretamente associada ao movimento corporal permite que algo essencialmente abstrato como o tempo possa ser "mapeado". Cada tempo ou divisão é percebido por todo o corpo. Qualquer imprecisão ao tocar ou cantar é facilmente sentida ou pelo estudante ou pelo professor e corrigida por ambos. O Passo aborda, inicialmente, a questão rítmica, seguindo em direção à melódica. Simultaneamente à vivência dos movimentos musicais rítmicos, O Passo propõe também a vivência dos movimentos musicais melódicos, que se revelam, em grande parte, devido ao ritmo das melodias, mas que estão sugeridos nos conceitos de graus e de funções harmônicas. Estes conceitos, n'O Passo, são trabalhados e compreendidos através de realizações individuais (solfejo) e em grupo (cantigas em uníssono e com abertura de vozes; corais; e montagem de acordes em progressão). O Passo não trabalha visando este ou aquele tipo de realização. Ele trabalha com a construção de uma base, algo que traz inúmeras possibilidades e abre uma porta, não apenas para os ritmos e os sons, mas para a rítmica como um todo e para uma real aproximação com o universo sonora.
Na sua entrevista Lucas Ciavatta, aconselha aos educadores que eles percebam que todos os estudantes estão sempre dispostos a vencer um desafio, desde que entendam que vale a pena vencer este desafio e desde que tenham a certeza de que possuem e sabem usar as ferramentas necessárias para vencê-lo. Essa compreensão é a que move cada vez mais, em direção a essa nossa profissão que, quando bem feita é única.
, O professor Lucas e o Bloco do Passo não só inspiram idéias de trabalho, como também provam a todos que a criatividade e a boa vontade provocam resultados inimagináveis, com melhorias nas dificuldades apresentadas por alguns ou pelo grupo.Quando motivamos, provocamos, ou desafiamos o aluno na construção do conhecimento ou da superação das suas dificuldades, sejam elas individuais ou do grupo relacionado, estamos indicando novos caminhos para o enfrentamento de seus desafios.O trabalho com o uso das tecnologias fica enriquecido se bem planejado e avaliado; quando usado com responsabilidade, é uma ferramenta de grande valor que pode gerar resultados surpreendentes.O trabalho do professor Lucas e do Bloco do Passo nos dá uma demonstração de quanto podemos criar situações positivas usando a imaginação e as habilidades de cada um, o que, no final, refletirá no resultado do grupo todo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário